A psoríase pode acometer qualquer área da pele, porém as áreas mais comumente afetadas são os joelhos, cotovelos, couro cabeludo e as unhas.
A pele em cada um desses locais é diferente e requer um tipo diferente de tratamento.
Existem tipos especiais de psoríase que se manifestam desde lesões em pequenas áreas como dobras ( psoríase invertida) até o acometimento de toda a pele, como é o caso da psoríase eritrodérmica.
A psoríase também pode acometer as articulações (Artrite psoriática).
Psoríase em Placas:
É a forma mais comum da doença e aparece como manchas vermelhas cobertas com uma escama prateada. Essas manchas ou placas mostram-se mais frequentemente no couro cabeludo, joelhos, cotovelos e costas . Há pacientes que relatam coceira e dor e outros ainda observam rachaduras e sangramento.
Psoríase Gotada
Este é o segundo tipo mais comum de psoríase. Caracterizada por pequenas feridas em forma de gota afetando principalmente o tronco, braços e pernas. A psoríase gotada muitas vezes surge na infância ou na idade adulta jovem (< 30 anos), e pode ser desencadeada por uma infecção bacteriana (estreptococos) de trato respiratório superior.
Psoríase Invertida
Mostra-se com lesões muito vermelhas em dobras do corpo – atrás do joelho, debaixo do braço ou na virilha. Pode parecer lisa e brilhante.
Psoríase Pustulosa
Caracterizada por pústulas (bolhas brancas de pus não infecciosas ) cercadas por pele vermelha . O pus consiste de células brancas do sangue.
Não é uma infecção , nem é contagiosa . Pode ocorrer em qualquer parte do corpo , mas ocorre mais frequentemente nas mãos ou pés.
Psoríase Ungueal
Faz com que a unha cresça de forma anormal, engrosse e escame, além de perder a cor.
Psoríase Eritrodérmica
Acomete todo o corpo com manchas vermelhas que podem coçar ou arder intensamente, levando a manifestações sistêmicas. Pode ter evolução lenta ou eruptiva.
Ela pode ser desencadeada por queimaduras graves, tratamentos com corticosteróide, retirada abrupta de corticosteróides e infecções.
Artrite Psoriásica
É a inflamação das articulações que surge, em geral, anos após o acometimento da pele. Pode afetar qualquer articulação desde aquelas dos dedos até joelhos, cotovelos e espinha dorsal. Pode estar associada a qualquer forma clínica da psoríase.