Psoríase é uma doença crônica, genética, imunomediada e que evolui com o surgimento de placas avermelhadas, elevadas e descamativas na pele. É Importante ressaltar: a doença não é contagiosa e o contato com pacientes não precisa ser evitado.
Ela se caracteriza de modo mais comum pelos seguintes elementos:
- manchas vermelhas com escamas secas, esbranquiçadas ou prateadas
- coceira, queimação e dor
- unhas grossas, sulcadas ou com caroços
Sua causa é desconhecida, mas sabe-se que pode estar relacionada às interações do sistema imunológico com o meio ambiente e à suscetibilidade genética.
Sabemos hoje que várias outras condições médicas são mais comuns em pacientes com psoríase, destacando-se o acometimento das articulações (artrite psoriásica).
Há maior risco ainda de hipertensão arterial, diabetes mellitus e síndrome metabólica.
Pode surgir em qualquer faixa etária, sendo mais comum o aparecimento entre os 15 e 35 anos de idade. Cerca de 10 a 15 por cento das pessoas com psoríase podem obtê-la antes dos 10 anos de idade. Acomete ambos os sexos.
Como diagnosticar a psoríase ?
O diagnóstico é feito na maioria das vezes durante uma consulta médica sendo raramente necessário outros exames.
Não há formas de prevenir a psoríase, mas pessoas que possuem histórico familiar da doença devem ter atenção redobrada aos possíveis sintomas. Se você desenvolver uma erupção cutânea com as características citadas acima procure o dermatologista.
Link útil:
SBD Sintomas